Cursos gratuitos Cacoal Pronatec RO 2014

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) possui 150 oportunidades disponibilizadas para cursos gratuitos técnicos de capacitação profissional de qualidade, que funciona por meio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). As aulas serão ministradas em Cacoal (Rondônia).

 

Invista o seu tempo em cursos gratuitos (Foto: Divulgação)

Invista o seu tempo em cursos gratuitos (Foto: Divulgação)

Pré-requisitos para os cursos profissionalizantes gratuitos do Pronatec de Rondônia

Para se inscrever em uma das capacitações profissionalizantes gratuitas é necessário que o candidato esteja cursando o ensino médio ou seja beneficiário de programas federais, como o Bolsa Família. No total, foram disponibilizadas 90 oportunidades para cursos técnicos em administrador de banco de dados, informática, mecânico de motocicleta e eletricista industrial (alunos do ensino médio) e 60 oportunidades em cursos de costureiro industrial, mecânico de motocicletas e eletricista industrial para as pessoas que fazem parte de programas federais de transferências de renda, como o Bolsa Família. Os cursos que atendem estudantes do ensino médio começam já no inicio de fevereiro.

Inscrições nos cursos gratuitos

Os interessados em se inscrever nos cursos gratuitos, que esteja cursando o ensino médio, precisa procurar o Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para realizar a pré-matrícula. Depois disso é preciso comparecer ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) portando o Registro Geral (RG) ou Certidão de Nascimento, comprovante de residência, Cadastro de Pessoa Física (CPF), declaração escolar (ensino médio), 2 fotos 3×4 e cópia de RG e CPF do responsável em caso de candidatos com menos de 18 anos de idade. Quem não comparecer no Senai para confirmar matrícula não estará inscrito no curso gratuito escolhido.

O Pronatec está com cursos gratuitos oficializados em Rondônia    (Foto: Divulgação)

O Pronatec está com cursos gratuitos oficializados em Rondônia (Foto: Divulgação)

Inscritos em programas sociais deverão se candidatar aos cursos em outro local

As pessoas que são beneficiárias de programas federais é precisam realizar a pré-matrícula na Secretaria de Assistência Social, e depois, comparecer no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  para confirmação de oportunidades portando cópia do RG ou Certidão de Nascimento, cópia do CPF, cópia do Número de Identificação Social (Nis) e cópia do número da conta poupança fácil na Caixa Econômica Federal. O Senai está localizado na Avenida São Paulo, número 2427, Bairro Centro. Os cursos são gratuitos, assim como o seu material didático.

Comente (será moderado)

You must be logged in to post a comment.